7/13/2005

produto de mentes ociosas

7/12/2005

meninocas,
passado o "drama" pessoal de nossa querida birila, nosso site deixa de expôr nossas figuras a qualquer intruso (pelo menos por um momento). Acho que diante desse fato podemos revelar nosso tão cobiçado endereço eletrônico para nosso público tão fiel, para assim enriquecer nossas discussões artísticas, políticas, filosóficas, abobróicas ou seja lá o que elas forem...
aprovado?
bjos juju

More like Moore Posted by Picasa

Moore Posted by Picasa

7/11/2005


Henry Moore Posted by Picasa
(Deixando um pouco de lado a lamentável crise política brasileira e tentando emitir sons sobre o circuito cultural carioca do fim de semana.)

Henry Moore

É difícil descrever o trabalho do inglês Henry Moore. "Impecável" talvez seja a palavra mais apropriada para o artista, cujo talento impressiona pela diversidade e riqueza técnica. Algumas de suas obras, que vão desde gravuras delicadíssimas até monumentais esculturas, estão atualmente expostas no Paço Imperial.
O local, no entanto, não foi a melhor escolha para receber a retrospectiva. A maioria das grandes esculturas se encontra num dos salões do térreo, que é relativamente pequeno. Devido ao tamanho das obras de Moore e à necessidade de se contornar as esculturas para apreciá-las em seus mútiplos ângulos, a montagem da exposição tornou-se um tanto quanto limitativa ao expectador.
O trabalho de Henry Moore é essencialmente arrebatador. O primeiro contato com suas gigantescas esculturas causa um estranho desconcerto mas ao mesmo tempo conecta imediatamente o expectador à obra. Moore desenvolve uma espécie de "abstracionismo orgânico" , as formas obtidas parecem pulsar de uma energia viva em seu interior. Apesar de sua monumentalidade, as esculturas têm movimento e graça, impõem-se de maneira envolvente e comunicam-se na mais clara das línguas.
A pesquisa do artista é muito profunda, indo desde pequenos esboços a gravuras extremamente trabalhosas. Muitas de suas idéias partem da simples observação da realidade, o que é visto nos muitos desenhos de figuras reclinadas e cenas intimistas. Isso nos leva diretamente à discussão sobre a necessidade de se desenvolver o vigor técnico para que depois um trabalho pessoal e verdadeiramente original possa florescer.

Espero os comentários de Ju e Marina, que também estiveram na exposição.

7/10/2005

para politizar nossas discusões...

Triste destino
César Benjamin
Retornei do exílio em 1978, antes da anistia, animado com a retomada do movimento operário e o fortalecimento do movimento democrático no Brasil. Como muitos da minha geração, dediquei meus melhores esforços, nos anos seguintes, à construção do PT. Fui membro da direção nacional. A primeira eleição presidencial depois do regime militar, em 1989, encontrou-me na linha de frente. Chorei o trauma de uma derrota politicamente fraudulenta. Nos dias seguintes ao resultado, junto com cerca de 6 mil militantes e simpatizantes do PT, fui para a porta da Rede Globo de televisão, no Rio de Janeiro, protestar contra a edição do último debate entre Lula e Collor, a exibição de seqüestradores do empresário Abílio Diniz com camisetas do PT e a manipulação de uma mulher pobre e ressentida, que havia recebido dinheiro para macular a vida pessoal do nosso candidato. Viajei em seguida a São Paulo, onde encontrei Lula. Tivemos um diálogo curto, que nunca esqueci. Lula me disse: "Cesinha, sabe quem me ligou nesses dias? O Alberico, da Globo. Jantei com eles anteontem. Derrubamos quatro litros de uísque. Eu pedi que não se preocupassem, que estava tudo bem entre nós. Não vou brigar com a Globo, não é, Cesinha?"
Apesar dos anos passados, a citação é textual. Fiquei muito perturbado ao saber, pelo próprio Lula, que, no mesmo dia em que a militância do PT protestava na rua, para defendê-lo, ele "derrubava quatro litros de uísque" com a direção da emissora que o havia agredido e humilhado, reiteradamente, nas semanas anteriores. A conversa serviu, para mim, como um sinal amarelo sobre o caráter do nosso líder. Mas sua imagem só desmontou definitivamente em 1994, quando bancos e empreiteiras começaram a financiar pesadamente o PT, à revelia da direção nacional e da militância, mantidas na ignorância dos novos esquemas paralelos.
Começou então a ascensão de uma "esquerda de negócios", fenômeno novo em nossa história. Incentivados e promovidos a cargos de direção, os "operadores" ajudaram a consolidar o poder da Articulação no PT. As relações internas foram fortemente contaminadas pela circulação de dinheiro, em geral para financiar campanhas e garantir lealdades. A honra de pessoas e o cadáver de Celso Daniel ficaram no meio do caminho, mas Lula chegou onde queria chegar. Depois de vários anos de sucessivas demonstrações de vassalagem, foi ungido. (Brizola, que enfrentou a Globo em defesa de Lula, foi destruído.)
O PT levou para a Presidência da República as mesmas práticas testadas e aprovadas na luta interna, mas agora em escala muito ampliada. Os operadores passaram a operar freneticamente, aliás em ambiente propício. O que já foi divulgado é uma pequena fração dos malfeitos. Lula encontrou pronta uma forma espúria de organizar o poder político da Nação e, em vez de lutar para alterá-la, como era sua obrigação política e moral, adaptou-se a ela. Forças de natureza supranacional, representantes dos nossos credores, continuaram a ocupar o Banco Central e o Ministério da Fazenda; a partir dessas posições, manejando as políticas monetária, cambial e fiscal, bem como a execução do orçamento, elas controlam e subordinam a ação de todo o Estado brasileiro. O Legislativo continuou a ser o espaço onde se expressam demandas de natureza subnacional, negociadas caso a caso, na margem, de acordo com a necessidade de composições políticas em cada momento. O aparelho de Estado continuou a ser tratado como butim. E o povo pobre continuou a receber as migalhas das políticas compensatórias. Nesse arranjo, nenhuma instância cuida seriamente dos interesses da Nação, que por isso permanece à deriva. É assim que se faz política no Brasil.
A Presidência da República, porém, é uma instância muito complexa, para onde convergem todas as demandas e interesses. Na ausência de um projeto qualquer, inexiste um eixo ordenador das negociações, de modo a impor limites aos apetites de cada parte. Lula e o PT submergiram na política do varejo, atendendo ou deixando de atender cada interesse conforme as pressões do momento, cada vez mais ponderadas pela grande meta da reeleição, a única que de fato os interessava. Com o tempo, o governo foi se tornando inconfiável para todos. E cometeu o erro fatal: deixou de honrar a palavra empenhada, rompendo assim o primeiro mandamento de qualquer cosa nostra. O deputado Roberto Jefferson deu o troco.
Fala-se agora em reforma política. É mais um blefe. O problema não é de novas regras formais, feitas, como as outras, para serem burladas, mas de conteúdo. O esquema atual é sustentado por uma aliança paradoxal, que vem sendo renovada em cada eleição, dos mais ricos, que comandam sempre, com os mais pobres, que apenas votam a cada quatro anos. Essa aliança tem como alvo preferencial o mundo do trabalho e suas instituições. Os direitos associados ao trabalho, jamais universalizados, são denunciados como privilégios, num país em que os verdadeiros privilegiados são invisíveis à grande massa da população. O ressentimento popular contra a desigualdade é usado para destruir as ilhas de cidadania, que deveriam ser justamente os pontos de Arquimedes onde a Nação poderia apoiar suas alavancas para desenvolver-se, puxando os que ficaram para trás.
Collor inaugurou essa aliança no terreno simbólico. Fernando Henrique deu seqüência a ela, utilizando-se do Plano Real, que permitiu uma convergência momentânea de interesses tão díspares. Hoje, Lula é quem faz a ligação, que agora é simbólica (pelas origens dele) e material: oferece por ano R$ 150 bilhões em juros para os mais ricos e R$ 10 bilhões, pulverizados, em bolsa-família para os mais pobres. Cumpre bem esse papel. Não será atingido por nenhuma investigação. Está blindado. Mas é refém.
Triste destino, o do PT: em 1989, apontava que a aliança correta, aquela capaz de retirar a Nação da crise, tem de ocorrer entre o mundo do trabalho e da cultura, de um lado, e os mais pobres, de outro, com a subseqüente reforma de instituições e costumes. Em 2002, tornou-se um instrumento da aliança espúria que mantém o Brasil em crise crônica. Continuará a existir como uma legenda a mais na política institucional, cada vez mais distanciada da vida do povo. É tudo melancólico e patético para quem, algum dia, sonhou em mudar o país. Estamos assistindo ao fim de um ciclo na existência da esquerda brasileira, um ciclo que não deixa legado teórico, político ou moral. Resta saber como e quando ela se recomporá. Seja como for, o PT pertence ao passado.
César Benjamin é editor e autor de A opção brasileira (Contraponto, 1998, nona edição) e Bom combate (Contraponto, 2004)

Vamos todas!

As boas:

Pasolini em cartaz!

FILMES.Pré-estréia :

FOME DE VIVER “The hunger”. De Tony Scott (EUA, 1983). Com Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon. Terror. Uma mortal se envolve em um triângulo amoroso com um casal de vampiros. 98 minutos. 18 anos. Centro: Odeon BR: sáb, 22h30m
. O HOMEM DAS NOVIDADES “The Cameraman”. De Edward Sedgwick (EUA, 1928). Com Buster Keaton, Marceline Day, Harold Stagg, Harry Gribbon, Edward J. Blake. Comédia. Jovem fotógrafo se apaixona pela secretária de uma empresa de notícias e para ganhar seu coração decide virar cinegrafista. Ele vende sua máquina fotográfica, compra uma câmera e passa a correr atrás das notícias. 75 minutos. Livre.
Zona Sul: Unibanco Arteplex 1: sáb, 23h50m.

TEOREMA De Pier Paolo Pasolini. (Itália, 1968). Com Terence Stamp, Silvana Mangano, Massimo Girotti, Laura Betti, Ninetto Davoli. Drama. Em Milão, na primavera de 1968, o carteiro Ângelo entrega uma carta na villa de um industrial anunciando a chegada de um hóspede desconhecido. 94 minutos. 18 anos. Zona Sul: Unibanco Arteplex 3: sáb, meia-noite.


me pediram para divulgar.
apesar da eliminação prévia de nossos vouyers,ainda insisto.

besos!